top of page

//um cinema-cartografia desde o sul global (2022 – atual)
 

D8400DFA-F26A-4CCA-8E32-CF3280414B3F.JPG

//esta pesquisa circunscreve um campo provisoriamente nomeado cinema-cartografia, em que são conectados o modo de pensar cinema e o modo de pensar cartografia por uma reflexão crítica de posições desde o sul global, a partir da hipótese de que as linhas retas sintetizariam o pensamento moderno ocidental. investigam-se e operacionalizam-se estratégias em práticas audiovisuais que relacionam criticamente filmes e mapas, visando discutir experimentações metodológicas, em um procedimento a mapear-filmar-pensar-escrever, em vistas de pensar um problema em cinema desde o sul global.

//cartografias dos deslocamentos dos territórios urbanos: uma leitura coletiva e colaborativa sobre as relações de poder em rodovias brasileiras (2019-2022)

Capa_Null_Island.webp

//na análise do estado da arte das representações no urbanismo contemporâneo, sob o prisma dos deslocamentos, constatamos a emergência, entre as décadas de 1960 e 1980, de leituras a partir da morfologia das estradas (appleyard, lynch, myer, 1965); das formas de comunicação e simbolismo do corredor comercial (venturi, scott brown, izenour, 1977); das propostas de inserção de uma perspectiva de velocidade a partir do caminhar (cullen, 1960); e da sistematização tripartite do pensamento em arquitetura, formada por espaço, evento e movimento (tschumi, 1980). após este período, pelo viés hegemônico, constata-se a necessidade de atualização do campo do urbanismo, principalmente, a partir de aproximações que, a partir da virada cartográfica, tecnológica e representacional dos anos 1980, incorporem tais dimensões. para montar artifícios para tal pesquisa, recortamos um objeto empírico com intensas e complexas relações entre fluxos, movimentos e permanências tanto em seu aspecto físico-territorial quanto imaterial: as rodovias, vistas, a partir da perspectiva interna dos grandes sistemas cartográficos dominantes, notoriamente, os vinculados a google. conheça a pesquisa em: www.mapasmovimentos.com

bottom of page